Durante o processo de avaliação, é importante que o professor comunique regularmente com o aluno e o informe sobre os objectivos de aprendizagem e sua consecução. Em níveis de escolaridade mais baixos, o requisito de as avaliações serem descritivas, informativas e comparativas deve ser tomado em linha de conta. É a função do professor fornecer feed-back constante para que o aluno regule o próprio processo de aprendizagem e para colectar informação para a sua própria prática profissional. Neste caso, o uso das escalas pode ser decisivo, uma vez que o aluno do 5 ou 6 anos reconhece itens e dissolve toda a ambiguidade. Assim, a compreensão de atitudes ou níveis atingidos, deve ser usado como instrumento de avaliação e auto-avaliação.
Avaliar é regular o processo educativo, usando procedimentos específicos para cada nível de ensino. Ali se mede a consecução dos objectivos educacionais, após a superação de momentos formativos e sumativos, a se avalia a adequação ao que foi planificado. Porém, avisa Maria Cândida Proença, os objectivos gerais e os conteúdos não são bastantes para leccionar qualquer matéria. É indispensável prever o curso das aprendizagens e evitar o improviso, lesivo para a díade fundamental no processo de ensino-aprendizagem porque introduz a desconfiança, a apatia, o desânimo e o descrédito na relação. Assim, são necessárias três coordenadas básicas para estruturar as planificações: em primeiro, definir um esquema conceptual fundamental para o desenvolvimento das aprendizagens que age como um fio condutor; segundo, indigitar as capacidades a desenvolver pelos alunos; terceiro, enunciar os problemas sociais sob os quais se desenvolve a aprendizagem (Proença, 1989, p. 174) . Ou seja, a autora ...

Comentários
Enviar um comentário